terça-feira, 24 de maio de 2016

Qual o seu tipo de inteligência?

Segundo teoria de Harvard, existem múltiplas inteligências. Confira como identificar a sua e estude melhor para as provas:
Uma teoria elaborada na década de 1980 na Universidade de Harvard e liderada pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, apontou a existência de inteligências múltiplas. Segundo a tese do estudo, o ser humano possui várias habilidades intelectuais, sendo os testes de QI insuficientes para medir a variedade presente no intelectual de uma pessoa.
Sabendo disso, separamos 5 tipos de inteligência identificados por Gardner e como adaptar os estudos conforme cada um deles. Confira:
1 - Linguística
Em geral, as pessoas que possuem esse tipo de inteligência têm facilidade em comunicação e na escrita. Além disso, costumam apreciar a leitura. Na hora de estudar, podem usar essa habilidade para fazerem anotações e fixar mais facilmente o conteúdo, além de usar métodos como a elaboração de fichas-resumo, por exemplo.
2 - Lógico-matemática
Quem tem esse perfil geralmente lida bem com números e operações matemáticas, elaborando soluções para problemas. A melhor forma de estudar pode ser através da elaboração de tabelas e gráficos. Além disso, a lógica aguçada de quem possui esse perfil pode ajudá-lo a classificar informações em números ou categorias, por exemplo.
3 - Espacial
Quem possui inteligência espacial costuma ter afinidade com a área artística e, em geral, tem uma elevada capacidade criativa. Por gostarem de trabalhar com elementos visuais, elas podem fazer desenhos relativos aos conteúdos estudados, para facilitar a memorização, ou usar gráficos para organizar informações.
4 - Musical
Essas pessoas costumam apreciar assuntos ligados ao universo musical. Por isso, uma boa estratégia pode ser utilizar músicas que lembrem sobre o conteúdo estudado, ou escutá-las na hora de estudar.
5 – Corporal
Trata-se da habilidade para lidar com os movimentos do corpo. Em geral, pessoas que praticam esportes e outras atividades físicas se identificam nesse perfil. Uma boa técnica de estudo para essas seria relacionar o conteúdo com situações cotidianas.
(Fonte: Universia Brasil)