segunda-feira, 20 de março de 2017

Quais as diferenças entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico?

A hora de escolher a profissão é sempre povoada por dúvidas e alguns medos. O estudante precisa decidir o futuro ainda muito jovem e as opções sempre deixam muitos questionamentos no ar. Ao sentir afinidade com um determinado curso, logo surge uma dúvida específica: quais as diferença entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico?



Os cursos de bacharelado são os mais tradicionais e formam profissionais com uma boa base teórica e científica. Eles têm uma duração média de 4 a 5 anos e, ao final do período, o graduado recebe um diploma de bacharel. Advogados, administradores e jornalistas, por exemplo, são bacharéis.

A licenciatura é um tipo de curso que forma professores.  Para lecionar em escolas no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio, é necessário cursar áreas específicas como História, Geografia e Matemática.  Para atuar na educação infantil e nas primeiras 5 séries do ensino fundamental é necessário cursar Pedagogia.   Os cursos têm duração média de 4 anos.

Por fim, o curso superior de tecnologia oferece uma formação ampla e promete uma rápida inserção no mercado de trabalho. Os cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos são exemplo de tecnológicos e duram de 2 a 3 anos.

Dúvida devidamente esclarecida, é hora de estudar as opções. Analise o seu objetivo como profissional e faça a melhor escolha dentro do atual cenário do mercado. Até mais!