segunda-feira, 10 de abril de 2017

O ESTILO PRÓPRIO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

João Cabral de melo Neto nasceu em Recife, viveu por alguns anos no Rio de Janeiro e ganhou o mundo como diplomata, passando por vários países. O pai do autor era um senhor de engenho recifense, por isso, o menino passou um bom tempo nos engenhos de açúcar. Por lá, criou uma paixão pela literatura de cordel e escreveu seus primeiros textos com a perspectiva nordestina. 


O autor é considerado um escritor da Geração de 45 ou Terceira fase modernista, já que viveu cronologicamente o período, mas criou um estilo próprio dotado de diversas influências. Sua obra e geração fugiram dos traços modernistas tradicionais, onde o conteúdo estava à frente da forma. 

A produção do escritor foi construída com rigor formal, estrutura fixa e versos rimados, totalmente livre do sentimentalismo encontrado no Romantismo. Os poetas Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes também influenciaram a obra de João Cabral de Melo Neto, inspirando uma poesia substantiva. 

O auto de Natal pernambucano “Morte e Vida Severina” foi uma importante marco na carreira do autor. Com características de musicalidade, ritmo e redondilhas, o poema propõe uma relação com os problemas sociais do Nordeste e teve seus versos musicados por Chico Buarque para uma adaptação teatral. A música foi regravada mais tarde e se tornou uma faixa do quarto álbum do artista. Além disso, inspirou o filme de mesmo nome dirigido por Zelito Viana. Entre as suas principais produções pode-se listar também “A Educação Pela Pedra” e “O Cão Sem Plumas”.