segunda-feira, 29 de maio de 2017

A SIMPLICIDADE DE CLARICE LISPECTOR


Clarice Lispector foi escritora, jornalista e um dos mais importantes nomes da literatura do século XX.  A autora nasceu na Ucrânia, em 1920, e tem origem judaica, por isso migrou com a família para o Brasil. Ela viveu a maior parte de sua vida em terras brasileiras e considerava-se pernambucana, pois passou sua infância no Recife. 

Lispector perdeu sua mãe no início de sua adolescência e mudou-se para o Rio de Janeiro com os pais, onde iniciou sua carreira. Ingressou na faculdade de Direito, trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal “A Noite”. 
A autora conquistou o cenário literário com a simplicidade de sua obra, retratando cenas do cotidiano e construindo personagens inteiros, com sentimentos e impressões. Suas narrativas mostram a forma de pensar dos personagens.   
O romance “Perto do Coração Selvagem” é o primeiro livro da carreira de Lispector e conquistou o prêmio Graça Aranha. Já o livro “A maçã no Escuro” rendeu mais uma premiação: o melhor livro do ano de 1962. 
Em 1966, a jornalista foi vítima de um incêndio e sofreu queimaduras no corpo. Após esse fato, ela decide se isolar e passa a viver para escrever. Seu último romance publicado em vida, “A Hora da Estrela”, foi adaptado para um formato audiovisual e conquistou o Urso de Prata em Berlim. 
Clarice Lispector faleceu em dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário, vítima de um câncer de ovário.