segunda-feira, 8 de maio de 2017

O SAMBA E A POESIA DE ANTÔNIO MARIA

Antônio Maria nasceu em Recife, na década de 20, e construiu uma carreira que caminhou por alguns vértices: foi comentarista esportivo, cronista, poeta e compositor. Iniciou a carreira bem cedo, aos 17 anos, apresentando um programa musical na Rádio Clube de Pernambuco.  


O autor mudou-se para o Rio de Janeiro em 1940, quando trabalhou como locutor esportivo da Rádio Ipanema, mas a temporada foi curta, sem muitas conquistas profissionais. Após esse período, o poeta passa uma temporada na Bahia, onde trabalha pela primeira vez como diretor, nas Emissoras Associadas. 
A segunda temporada do poeta na cidade maravilhosa é dotada de conquistas na carreira profissional: Antônio Maria é convidado para ser o primeiro diretor de produção da TV Tupi. Nessa época, o autor também escreve importantes crônicas em jornais como O Globo e O Jornal. Entre as principais, “A Noite É Grande’’ e “O Jornal de Antônio Maria.  
O samba foi uma marca registrada nas canções do autor, com 62 composições gravadas, e títulos como “O Amor e Rosa” e “Se eu Morresse Amanhã”. Além de grandes canções e parcerias no mundo da música, como o trabalho com o amigo Vinicius de Moraes, o poeta também compôs importantes jingles publicitários.   
Antônio Maria faleceu no ano de 1964, em Copacabana, vítima de um infarto. O compositor nos deixou uma obra rica em personalidade e grandes parcerias.